Quem sou eu

Minha foto
Trindade, Goias, Brazil
Luciano G. Nogueira Sou formado em Farmácia Bioquímica pelo Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás . Atualmente sou professor da Faculdade União de Goyazes e professor titular do Instituto Aphonsiano de Ensino.

domingo, 22 de setembro de 2013

exercícios 1 ano


01 - (UEM PR) Muitas proteínas são produzidas e eliminadas pelas células. Esses dois processos são conhecidos, respectivamente, por síntese de proteínas e secreção celular e dependem de vários componentes celulares: gene (DNA), RNA mensageiro (RNAm), RNA transportador (RNAt), ribossomos e retículo endoplasmático granuloso (REG). Cite o papel de cada um dos componentes nesses processos.

02 - (UFC CE) Suponha que através da engenharia genética, foi possível obter células cujo DNA era resultante dos pedaços de DNA de células de algumas plantas. Os RNAs produzidos por essas células foram os seguintes: RNA transportador de cebola; RNA mensageiro de milho e RNA ribossomal de alface.
a) Se estas células modificadas geneticamente forem capazes de sintetizar proteínas, a estrutura primária dessas proteínas corresponderia à estrutura primária das proteínas de qual das plantas acima?
b) Justifique a sua resposta.

03 - (UFRJ) Para investigar a dinâmica de biossíntese de uma proteína transportadora de glicose com relação às várias organelas de uma célula, um pesquisador incubou as células com um meio de cultura contendo um aminoácido marcado com carbono-l4 (radioativo).
Após um período um de inicubação, o pesquisador tomou amostras das células em cultura, isolou as várias organelas e contou a radioatividade de cada uma. As organelas analisadas foram: núcleo, ribossomas, mitocôndrias e membrana plasmática.
a) Identifique a organela que, inicialmente, apresentou radioatividade mais alta. Justifique sua resposta.
b) Ao final do período de incubação, qual organela apresentou radioatividade mais alta? Justifique sua resposta.

04 - (FMTM MG) Células eucarióticas foram igualmente distribuídas em três frascos que continham a mesma quantidade de meio de cultura. Em seguida, iguais quantidades de um tipo de nucleotídeo radioativo foram adicionadas aos três frascos que, posteriormente, foram submetidos a diferentes períodos de incubação. Os resultados estão expressos no gráfico a seguir.

a) O nucleotídeo radioativo foi utilizado na síntese de qual tipo de molécula?
b) Por que ocorreu o aumento da concentração de material radioativo no citosol?

05 - (UFLA MG) Considerando que a replicação da molécula de DNA é semiconservativa, responda às questões abaixo.
a) Dada a seguinte fita de DNA: AACTATATTTCGAAACTGTAT, qual a seqüência da fita complementar?
b) Supondo uma fita-molde com a seqüência ATGTGTGGATCTACACCTAGA, qual a seqüência de bases do mRNA (RNA mensageiro)?
c) Utilizando a tabela de códons, dê a seqüência de aminoácidos sintetizados baseando-se na tradução do seguinte mRNA: AUGACUGACUUACCCAAUUAC.

06 - (UERJ) Para investigar possíveis efeitos de uma determinada droga, utilizou-se uma cultura de células, à qual foram adicionadas quantidades adequadas das seguintes substâncias, marcadas com isótopos: uridina 14C, timidina 3H e leucina 15N. Após algum tempo, a droga foi também introduzida no meio de cultura. Ao longo do experimento, amostras das células foram coletadas a intervalos regulares. A incorporação dos isótopos foi medida em uma preparação que contém os ácidos nucléicos e as proteínas da célula. Os resultados do experimento estão mostrados no gráfico abaixo.


a) Considere as etapas de replicação, transcrição e tradução nas células analisadas.
Indique se a droga interfere em cada uma dessas etapas e justifique suas respostas.
b) As proteínas, após sintetizadas, adquirem uma conformação tridimensional.
Cite duas ligações ou interações que atuam na manutenção da estrutura enovelada das proteínas.

07 - (UERJ) O gráfico abaixo demonstra a distribuição citoplasmática do número de ribossomas isolados e polirribossomas, em comparação com o número de cadeias polipeptídicas em formação durante um certo período de tempo.

a) Defina a relação existente entre os ribossomas isolados e a formação das cadeias polipeptídicas. Justi­fique sua resposta.
b) Descreva a estrutura das cadeias polipeptídicas e a dos polirribossomas.

08 - (FUVEST SP) Abaixo está representada a seqüência dos 13 primeiros pares de nucleotídios da região codificadora de um gene.

A primeira trinca de pares de bases nitrogenadas à esquerda, destacada em negrito, corresponde ao aminoácido metionina. Utilize a tabela no início da lista e responda:
a) Escreva a seqüência de bases nitrogenadas do RNA mensageiro, transcrito a partir desse segmento de DNA.
b) Utilizando a tabela de código genético fornecida, indique a seqüência dos três aminoácidos seguintes à metionina, no polipeptídio codificado por esse gene.
c) Qual seria a seqüência dos três primeiros aminoácidos de um polipeptídio codificado por um alelo mutante desse gene, originado pela perda do sexto par de nucleotídios (ou seja, a deleção do par de bases T = A)?

09 - (FGV) A Rifampicina é um dos antibióticos utilizados para o tratamento da tuberculose. Seu mecanismo de ação consiste na inibição da transcrição nas células de Mycobacterium tuberculosis. Sob ação do antibiótico, nas células bacterianas haverá comprometimento
a) exclusivamente da produção de proteínas.
b) exclusivamente da produção de DNA.
c) exclusivamente da produção de RNA.
d) da produção de RNA e de proteínas.
e) da produção de DNA e RNA.

10 - (FATEC SP) O metabolismo celular depende de uma série de reações químicas controladas por enzimas, isto é, proteínas que atuam como catalisadores e que podem sofrer mutações genéticas sendo modificadas ou eliminadas.
Assinale a alternativa correta, levando em conta os ácidos nucléicos, a ocorrência de mutações e as conseqüentes mudanças do ciclo de vida da célula.
a) O DNA é constituído por códons, que determinam a seqüência de bases do RNA mensageiro, necessária à formação dos anticódons, responsáveis pela produção das proteínas.
b) No caso de uma mutação acarretar a transformação de um códon em outro relacionado ao mesmo aminoácido, não haverá alteração na molécula protéica formada, nem no metabolismo celular.
c) A mutação altera a seqüência de aminoácidos do DNA, acarretando alterações na seqüência de bases do RNA mensageiro e, conseqüentemente, na produção das proteínas.
d) As mutações atuam diretamente sobre as proteínas, provocando a desnaturação dessas moléculas e, conseqüentemente, a inativação delas.
e) Quando algumas proteínas são alteradas por mutações, suas funções no metabolismo celular passam a ser realizadas pelos aminoácidos.

11 - (ETAPA SP) O esquema a seguir reproduz uma seqüência de eventos que ocorrem dentro de uma célula hospedeira quando parasitada por um retrovírus.



Os números 1, 2, 3 e 4 podem ser substituídos respectivamente por:
a) RNAm, autoduplicação, transcrição e tradução.
b) autoduplicação, tradução, RNAm e transcrição.
c) tradução, transcrição, RNAm e autoduplicação.
d) transcrição, tradução, RNAm e autoduplicação.
e) autoduplicação, transcrição, RNAm e tradução.

12 - (PUC MG) Observe a figura e assinale a afirmativa CORRETA.

a) A estrutura 1 representa um polirribossomo que atua na síntese de proteínas.
b) A estrutura 2 representa uma molécula de RNA ribossômico onde estão localizados os códons.
c) A estrutura 3 representa um ribossomo formado por aminoácidos e RNA transportador.
d) O processo de síntese protéica ocorre exclusivamente no retículo endoplasmático rugoso.

13 - (FEPECS DF) A tabela a seguir mostra os comprimentos de um gene e de seu ARN mensageiro (ambos em número de nucleotídeos) e os comprimentos do peptídeo (em número de aminoácidos) sintetizado a partir do gene em bactérias normais ou tratadas com um antibiótico.

Apenas os trechos que codificam aminoácidos são considerados. Leia as afirmativas abaixo:
I. O ARN mensageiro possui 120 códons que codificam aminoácidos.
II. O antibiótico afeta a ARN polimerase
III.O antibiótico afeta os ribossomos.
Assinale a opção que contém todas as afirmativas corretas:
a) I e II;
b) I, II e III;
c) I e III;
d) III;
e) I.

14 - (PUC RJ) "Tecnologia torna possível reprogramação de células"
" A técnica, chamada anti-senso, objetiva impedir que uma mensagem deletéria seja transmitida.
A estratégia dessa biotecnologia consiste em eliminar o RNA que foi transcrito, com a mensagem indesejada, antes de sua tradução."
Com esse procedimento descrito acima espera-se que não ocorra:
a) síntese de DNA.
b) síntese de aminoácidos.
c) produção de proteínas.
d) produção de ribossomos.
e) duplicação de DNA.

15 - (PUC RS) Pesquisas realizadas verificaram que a subunidade menor serve para estabelecer a ligação entre o RNA mensageiro e o RNA transportador, enquanto a subunidade maior participa das ações catalíticas que levam à formação das chamadas ligações peptídicas.
O texto acima refere-se à atividade dos
a) mesossomos.
b) peroxissomos.
c) lisossomos.
d) ribossomos.
e) nucleossomos.

16 - (UFF RJ) A diferenciação celular, que permite às células adquirir morfologia e função características para cada tecido, envolve, basicamente:
a) a síntese de proteínas peculiares.
b) redução no número de gens no DNA.
c) seqüências específicas de nucleotídeos no DNA.
d) o número característico de ácidos graxos poli-insaturados no citoplasma.
e) alterações nas freqüências alélicas presentes no RNA.

17 - (UFTM MG) O esquema representa a síntese protéica em organismos eucariotos.

Nele, estão assinaladas algumas etapas, estruturas e regiões da célula onde ocorrem etapas distintas.
Assinale a alternativa que contém as associações corretas.
a) 1-DNA; 3-ribossomo; I-tradução; A-núcleo.
b) 1-gene; 4-proteína; I-transcrição; B-citoplasma.
c) 2-RNAm; 3-RNAt; II-tradução; A-núcleo.
d) 2-gene; 3-RNAt; II-transcrição; B-citoplasma.
e) 3-ribossomo; 4-ácido graxo; I-tradução; B-citoplasma.

18 - (PUC MG) Analise o esquema a seguir, o qual mostra o mecanismo de ação de algumas drogas antimitóticas que inibem a progressão a partir dos pontos indicados.

Assinale a afirmativa INCORRETA.
a) a puromicina não tem qualquer efeito sobre o crescimento ou multiplicação celular.
b) a mitomicina não permite a ocorrência da fase 5 do ciclo celular.
c) pelo menos duas das drogas interferem diretamente na síntese protéica.
c) nem todos os tipos de nucleotídeos sofrem ação da droga arabinosilcitosídeo.

19 - (FEPECS DF) Os olhos dos vertebrados possuem uma estrutura transparente, denominada cristalino, formada por camadas superpostas de células achatadas. A transparência dessas células se deve, em grande parte, ao fato de que elas perdem a maior parte de suas organelas citoplasmáticas, inclusive o núcleo e todas as mitocôndrias.
Identifique o processo que ocorre por algum tempo nas células do cristalino após a perda do núcleo e das organelas.
a) mutação (alteração na seqüência de nucleotídeos do DNA);
b) transcrição (síntese de RNA a partir do DNA);
c) duplicação do DNA;
d) tradução (síntese de proteínas a partir do RNA);
e) reparo (correção de erros após a síntese de DNA).

20 - (FEPECS DF) O gráfico a seguir mostra os efeitos de duas drogas (X e Y) que inibem a produção de proteínas. Uma cultura de células foi tratada com a droga X e outra com a droga Y. A seta mostra o momento em que cada droga foi adicionada às culturas.

Com base nos resultados é correto afirmar que:
a) apenas X afeta a tradução (síntese do peptídeo a partir do ARN mensageiro);
b) apenas Y afeta a tradução (síntese do peptídeo a partir do ARN mensageiro);
c) apenas X afeta a transcrição (síntese de ARN mensageiro a partir do molde de DNA);
d) X e Y afetam a tradução (síntese do peptídeo a partir do ARN mensageiro);
e) X e Y afetam a transcrição (síntese de ARN mensageiro a partir do molde de DNA).

21 - (UNESP SP) O esquema resume parcialmente as relações funcionais dos ácidos nucléicos que ocorrem na maioria das células vivas.

Considerando-se apenas células eucariontes, as etapas que representam, respectivamente, transcrição, duplicação e tradução são:
a) I, II e III
b) I, III e II
c) II, I e III
d) III, I e II
e) II, III e I

22 - (FUVEST SP) Uma célula animal está sintetizando proteínas. Nessa situação, os locais indicados por I, II e III apresentam alto consumo de:



23 - (UFMG) Um pesquisador injetou RNA mensageiro (mRNA) de vírus em ovócitos de anfíbios. Após certo tempo, verificou que esses ovócitos, além de suas próprias proteínas, produziam, também, proteínas virais. Esses dados sugerem que
a) o DNA dos ovócitos foi impedido de se expressar.
b) o mRNA se integrou ao DNA dos ovócitos, comandando a síntese da proteína viral.
c) o material injetado nos ovócitos foi capaz de se autoduplicar.
d) os ovócitos foram capazes de interpretar a informação contida no mRNA viral.

24 - (UFPE/UFRPE) Nos últimos anos, a biologia molecular tem fornecido ferramentas úteis para a produção de plantas e animais transgênicos. As informações armazenadas nas moléculas de DNA são traduzidas em proteínas por meio de moléculas intermediárias denominadas:
a) Proteases.
b) Plasmídios.
c) rRNA.
d) tRNA.
e) mRNA.

25 - (PUC RS) Considere a ilustração e afirmativas abaixo.




I. Durante o processo A, denominado replicação, o DNA se duplica.
II. Durante o processo B, denominado transcrição, ocorre a síntese de RNA.
III.Durante o processo C, denominado tradução, dá-se a síntese protéica.
IV.Nos eucariotos, os processos A, B e C ocorrem no interior do núcleo.
Considerando os processos intracelulares, todas as afirmativas corretas encontram-se na alternativa
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) I e IV
d) II e III
e) II, III e IV

GABARITO:

1) Gab:
Gene (DNA): informação genética
RNAm: transcrição (códon)
RNAt: tranporte de aminoácidos (anticódons)
Ribosssomos: tradução
REG: tradução

2) Gab: Essa questão tem como objetivo, verificar os conhecimentos do candidato quanto ao papel dos diferentes tipos de RNA encontrados nas células. Sabe-se que as moléculas de RNA são sintetizadas através de um processo conhecido como transcrição (semelhante à replicação do DNA), onde enzimas denominadas de RNA polimerases são as responsáveis pela formação dos filamentos únicos de RNA a partir de um dos filamentos da dupla hélice de DNA, pelo mesmo princípio de cópias de bases, guardando-se, logicamente, a especificidade de base para cada nucleotídeo. Das moléculas de RNA sintetizadas, o RNA mensageiro é quem dita a seqüência de aminoácidos das proteínas que serão sintetizadas. Em células eucarióticas, os genes incluem seqüências codificantes (exons) intercalados por seqüências não codificantes (introns) e, durante a transcrição, toda a seqüência é copiada, resultando numa longa molécula de RNA denominada de transcrito primário, que, após o processamento (retirada dos introns e reorganização dos exons), passa para o citoplasma. Portanto, a célula hipotética produziria proteínas com estrutura primária semelhante às das proteínas produzidas normalmente pelo milho.

3) Gab:
a) Ribossoma. É nessa organela que ocorre a síntese de proteínas.
b) A membrana plasmática, pois é nela que acontece o transporte de glicose.

4) Gab:
a) RNA
b) O RNA mensageiro, após a transcrição do DNA, migra para o citosol para a tradução do ribossomo.

5) Gab:
a) TTG ATA TAA AGC TT GAG ATA
b) UAC ACA CCU AGA UGU GGA UCU
c) Metionina  tireonina  aspartico  leucina  prolina  asparagina  tirosina

6) Gab:
a) Replicação: não interfere; não há alterações na incorporação de timidina marcada no DNA.
Transcrição: não interfere; não há alteração na incorporação de uridina marcada no RNA.
Tradução: interfere; esta etapa é bloqueada porque há uma queda acentuada na incorporação de aminoácido marcado na proteína.
b) Duas dentre as ligações ou interações:
ponte dissulfeto
ponte de hidrogênio
forças de van der Walls
interações hidrofóbicas
interações eletrostáticas

7) Gab:
a) => Quando os ribossomas estão isolados não há síntese das cadeias polipeptídicas.
=> O RNA mensageiro é necessário pois transmite a mensagem genética para a síntese dos polipeptídeos.
b) => Polipeptídeos são formados a partir do encadeamento dos aminoácidos.
=> Polirribossomas são constituídos de ribossomas ligados ao RNA mensageiro.

8) Gab:
a)


b)


c)

9) Gab: D
10) Gab: B
11) Gab: E
12) Gab: A
13) Gab: C
14) Gab: C
15) Gab: D
16) Gab: A
17) Gab: B
18) Gab: A
19) Gab: D
20) Gab: A
21) Gab: A
22) Gab: A
23) Gab: D
24) Gab: E
25) Gab: A
2

Nenhum comentário:

Postar um comentário